quinta-feira, 25 de março de 2010

Shadow of the Colossus o Filme - O que pode dar errado

Como eu prometi semana passada, hoje o assunto do post é o filme sobre o Shadow...

Obviamente não é nenhuma novidade para o players de SotC que um filme sobre o game está sendo produzido, afinal a notícia já é bem velha e já apareceu em tudo quanto é lugar onde o assunto é SotC...

Mas a notícia foi, na maior parte, mal recebida pelos fãs do game, que diziam que o filme nunca daria certo, pois muitas coisas que funcionam no game não funcionaria no filme...

E embora a esperança seja a última que morre, a maior parte desses motivos fazem sentido e provavelmente atrapalharão(ou estragarão) o tal filme...

Bom, vai demorar pro filme sair, mas hoje eu venho pra mostrar algumas coisas que podem dar errado no filme...sendo assim, sem mais delongas, sigam-me os bons!

O tempo de filme!!



Não sabemos quanto tempo irá durar o filme, mas vamos supor que vá demorar mais ou menos 3 horas...180 minutos pra matar 16 colossus...um pouco mais de 10 minutos pra cada...mas não podemos esquecer da intodução e do fim...o que, deve levar, pelo menos, uns 20 minutos...sendo assim, temos dez minutos para o começo,dez para cada colosso e mais dez para o final...e como fazer isso????
Wander tem que fazer o caminho( que muitas vezes é longo) ver o bichano, arrumar uma estratégia e matá-lo...em 10 MINUTOS!!!Claro que poderiam fazer com mais tempo de filme, mas nada que deixa muito tempo pra cada colosso...
Pra funcionar acho que a melhor opção seria fazer uma penca de curta-metragens, um para cada colosso, senão vai ficar repetitivo pra caramba...

Sem diálogos!



Tirando a introdução, o final e as conversas de Dormin com Wander, o filme inteiro seria sem falas, e mesmo com a ação das batalhas contra os colossos, eu acho que seria estranho grande parte do filme sendo mudo...claro que não tem com quem Wander conversar, ao menos que ele converse com Agro, mas é como já disse, muitas coisas que funcionam nos games não funcionam em filmes...
Eu nunca assisti um filme mudo, o máximo que eu assisti foram os episódios do Mr Bean(que aliás eu tenho todos salvos no PC), mas o Bean consegue nos entreter com suas caretas tontas e babaquices que ele faz, o que não é o caso de Wander...

...Ao menos que coloquem o Mr Bean como Wander...

E além disso, a língua deles é fictícia e não sei como fariam...se traduzissem, seria infiel ao game, e se deixassem legendado, seria um tanto chato, mas acho que não incomodaria, afinal são poucas conversas mesmo...

Lacunas na história!!



Também é algo que funciona em games mas não em filmes...Ueda fez isso de propósito para criarmos nossas próprias teorias...o que é legal e nos deixa ainda mais interessados no game...mas em filmes, isso é uma porcaria...não dá pra prestar atenção num filme que a gente não sabe qual a história...
Claro que eles poderiam criar uma, mas, qual a chance de ficar legal???Só se o próprio Ueda criar, mas de qualquer forma, destruiria todas as teorias criadas pelos fãs, que ficariam sem consolo, enquanto os que criaram teorias parecidas com a do filme se vangloriariam por aí sem dó dos fãs que erraram na história...

^^Ok, eu fui longe demais...prossigamos!

Ambientação!!



Bom, isso só vai atrapalhar se o filme for live action, porque se for animação não tem problema...o negócio é que, os cenários das FL são difíceis demais pra se reproduzir num filme...templos como o do Barba, a SoW e outros lugares são cheios de detalhes, e IMENSOS...é impossível recriar tudo isso!E sem falar em como fazer os colossos...mas creio que diante disso tudo vão fazer em animação, porque senão ferrou...

Final triste!



Muito bem, outro dia eu tava assistindo "Perigo em Bangok"...e enquanto o filme rolava, minha mãe dizia que o cara ia se ferrar no final, porque ele era um assassino e era isso que ele merecia...enquanto isso, eu dizia que não, afinal ele era o principal, e mesmo sendo um assassino, merecia ter um final feliz, afinal é um filme e é isso que esperamos...e então o filme tá pra acabar e a gente descobre que o cara se mata...pô, que decepção...o único consolo é que tinha um final alternativo nos extras em que ele sobrevive e fica numa boa...

Enfim, se o filme termina com o principal, que é um assassino, morto, já é chato, imagina ter um final triste pra um cara que só queria sua amada de volta e DERROTOU 16 COLOSSOS PRA CONSEGUIR ISSO!!!!Tudo bem que ele não morreu, mas virou um bebê e não presenciou a cena que batalhou tanto pra acontecer...claro que é chato ser infiel ao game e mudar o final, mas assim também é ruim...então ferrou...

Solidão extrema!!




Bom, isso poderia se encaixar no que eu falei de não ter diálogos, mas prossigamos...
Tirando Agro e os Colossos, não existe nenhum outro meliante em toda a FL pra Wander interagir, no videogame não tem problema, afinal passa a sensação de solidão e nós estamos no controle dos personagens, não precisamos de outras pessoas ou inimigos pra nos entreter...
Mas e no filme??Imagine as jornadas de Wander até os colossos sem falar nada além de "AGRO!", não achar nenhum inimigo, apenas cavalgando sem nenhum sinal de ação...daria um sono danado...

Estratégia nos colossos!!



Fazem 5 anos que SotC foi lançado(e quando o filme sair vai ser bem mais) e qualquer fã do game já sabe a estratégia de cada colossos decor...se no filme Wander simplesmente chegar, analisar a situação, falhar uma ou duas vezes na escalada e depois conseguir fazer a estratégia, seria como assistir alguém jogar, não teria a menor graça...
Claro que podem tentar caprichar e fazer algo empolgante e convincente nas tentativas de Wander matar o bicho, mas sinceramente, eu não ponho muita fé nisso não...
Sem falar que, pra expressar as emoções de Wander quando vê cada colossos apenas com a expressão facial seria horrível, e fazê-lo falar algo tipo "Olha o tamanho dessa coisa!!!!!" seria ainda pior, ainda mais tendo que deixá-lo com um péssimo hábito de falar sozinho...

Muito bem, antes de acabar o artigo, algumas palavras de Justin Marks, o diretor do filme:

"Se começarmos a achar que qualquer coisa que deu certo em uma mídia não deveria ser adaptada para outra mídia, não teríamos um monte de filmes bons, porque muitos deles vieram de livros."

Não vou discordar que muitos filmes que vieram de livros são muito bons, mas esse não é o caso, o caso é transformar um game em um filme...e eu não conheço muitos filmes baseados em games que ficaram bons...
Sem dizer que Street Fighter: The Legend of Chun-Li é baseado em um game, foi dirigido por ele e, ficou uma porcaria...

...Pra falar a verdade, eu nunca assisti esse filme, mas nunca vi ninguém que não achou horrível, então prefiro concordar com eles do que assistir e acabar comprovando isso...

Até semana que vem, quando talvez eu fale de Fan-Fictions de SotC!!!!

quinta-feira, 18 de março de 2010

Colossus que não saíram do papel!!!!

Bom, há muitas luas atrás, eu escrevi sobre os colossos que não foram pra versão final, e mostrei vários deles...vocês devem se lembrar...se não lembram, tá aqui!

Mas que seja, só que depois daquele artigo, eu ainda descobri vários outros que também não foram pra versão final, mas diferente daqueles, nem mesmo saíram do projeto...ou saíram, mas não temos imagens deles, apenas desenhos...bom, de qualquer forma, é hora de COLOSSOS QUE NÃO SAÍRAM DO PAPEL!!!!!

Eu sei, semana passada eu disse que falaria do filme do SotC, mas o artigo não ficou pronto, então prossigamos e aprenda a não confiar em tudo que eu falo...XD

Scorpionida



Muitas vezes, quando pensamos em algum animal que serviria pra ser um colosso, pensamos em um escorpião...e se nós que somos meros players temos essa ideia, os programadores da Team ICO também tiveram e criaram o Scorpionida, que seria o 17° colosso e tem um nome bem pouco criativo...
O legal é que nesse tipo de desenho temos uma pequena noção de como seria a batalha, afinal mostra os pontos vitais e secundários...secundários que estão na cara e nas pinças, que creio eu que fosse ser atingido a flechadas, afinal é o ataque do bichano...e os vitais na cauda e nas costas, que está debaixo de uma armadura, então provavelmente teríamos que destruir a armadura como Celosia e Cenobia...e é opinião minha, mas acho que ele não seria tão grande como a maioria, penso que seria mais ou menos do tamanho de Kuromori...
Seguindo!!

Lania Chiroptera!!



Aqui temos um morcegão, que tem um nome criativo, porém eu não faço ideia do significado...
Nele o ponto vital secundário fica na asa, o que também me faz pensar que seja atingido a flechadas...depois de alguma forma subiríamos nele e o ponto vital fica na cabeça, e ainda mais um ponto vital na cauda, porém só no hard...
Mas, sinceramente, se temos um Avion, acho que ninguém precisa de um Lania Chiroptera...
Aliás, esse bichano me faz lembrar um HQ de Como seria o Batman se fosse criado pelo Stan Lee...mas é tudo morcego mesmo, então faz sentido...



Pueden llamarme...BATMAN!
^^Sim, eu acidentalmente baixei a HQ em espanhol...
Seguindo!!

Hominida Primatea!!



Aqui temos um gorilão que também tem um nome atrevidamente exótico...
Sinceramente, não achei legal não...não sei se é o desenho que faz ele ficar assim, mas pra mim é um negócio meio tosco...sei lá, essas patas traseiras curtnhas, o quadrilzinho e o ombrão...é muito Donkey Kong pra mim...nada contra o DK, mas não dá pra misturar as coisas...
Mas que seja, não sei como subiríamos nele, mas temos um ponto de reação nas costas, que acho que deveria ser atingido à espada, depois temos um ponto fraco no ombro, e um no peito, que está embaixo da armadura, e embora seja estranho, acho que teríamos que quebrá-la de alguma forma...
Mas que nem o morcegão, se temos um Argus, acho que ninguém precisa de um Primata Homicida...até porque ele lembra um pouco Argus, mas é bem mais estranho...
Seguindo!!

Tornacense Tormentum!!!



Muito bem, Malus não anda, e isso sem nenhum motivo aparente, o que faz com que muitos fãs acharem que ele poderia ser mais legal do que realmente é...sendo assim, Malus deveria aprender com o Tornacense aí...ele é cortado ao maio, mas mesmo assim não hesita em tentar nos matar...mesmo rastejando e deixando um rastro imenso por onde passa...
Bom, ele deveria ser imenso, mas por estar encostado no chão, creio que subir nele não fosse uma tarefa muito difícil, mas não sei, afinal eles podem dar um jeito de nos impedir de subir de uma vez...
Temos um ponto de reação nas costas, que eu não faço ideia pra que serve, e depois o ponto fraco no olho do meliante, o que também me traz muitas dúvidas, mas o ponto de reação deve, de algum jeito, fazer o olho ser acessível...
Seguindo!!

Kentunius Extremia!!!



Muito bem, não me pergunte o que o criador tinha na cabeça ao fazer uma coisa dessas...mas creio que ele deveria estar meio bebum, chegou em casa, viu o filho fazendo um desenho qualquer e roubou a ideia do filho...só pode ser, é a única explicação que eu consigo aceitar...
Pelo menos ele admite isso e nomeia o colosso de X-LOL...mas mesmo assim ainda tem a coragem de por sua asinatura nessa aberração...
Creio que não precise de mais explicações...



Muito bem, alguns desses aí eu já comentei no outro post, mas olha só, eu não sabia se aqueles negóciões na cabeça dele eram chifres ou braços, agora eu vejo que são braços...ou será que ele ataca com os chifres??Ah, deixa pra lá...
O meliante lá em cima simplesmente é horrível...tem uma cara de bola, a velha combinação de ombrão e quadrilzinho, braços compridos, pernas curtas...credo...
O outro é um bicho meio aracnídeo, mas com 4 pernas e bem mais feio...sinceramente, ele me lembra aqueles robôzinhos que vez ou outra aparecem nos games do Crash Bandicoot...



Aqui o primeiro meliante tem a cara parecida com aquelas máscaras tribais, perninhas finas e é cheio de espinhos...eu achei uma porcaria...
O outro é uma versão do Quadratus, o outro também é cabeçudo, é magrelo e tem asas na cabeça...ah, me recuso a tentar entendê-lo, mas se ele voa com essas asas seria muito estranho...e ele é apenas umas duas vezes maior que Wander, o que num colosso humanóide é muito estanho...
O outro não é cabeçudo, ao contrário, tem uma cabeça pequena pra caramba, e é magrelo...concluindo, tirando o velho Quadratus, nada presta nessa página...




Outro meliante que agarra no escalaptites, ou seja lá como essas coisas dos tetos das cavernas se chamam...mas ele se parece com um...
...
Sei lá, não se parece com porcaria nenhuma...
O outro é uma mistura de ave com um quadrúpede, e também ficou muito estranho, e aparentemente é pequeno em relação a maioria...



Aqui temos uma serpente colosso...sinceramente, já temos serpentes demais no game, e mais uma não seria legal...
Essa pode ser até bacana, porque diferente das do game, seria a única a agir como uma cobra de verdade, pois é terrestre...mas com já disse, mais uma serpente é ruim, e tirar alguma das que estão no game seria pior ainda...

Bom, esses eram os colossos que eu tinha pra mostrar...então eu encerro o psot de hoje...

Até semana que vem, quando provavelmente eu falarei do filme...

Atualização!

Esses colossos(do Scorpionida até o X-LOL) não são projetos da Team ICO, eu me enganei...são do pessoal da IGN, os editores fizeram um projeto onde eles criavam alguns colossus, é só isso...

Se quiserem soltar um "HAAAAAA!" na minha cara eu não ligo!XP

quinta-feira, 11 de março de 2010

Imagens legais do Phalanx!!!!

Bom, ultimamente eu estive planejando fazer um post sobre as melhores imagens de cada colosso, mas enquanto procurava, percebi que alguns deles, como Cenobia, Kuromori e alguns outros, tinham pouquíssimas fotos da sua batalha, o que me deixaria sem muitas opções e acabaria escolhendo uma que talvez nem fosse tão legal...

Mas, entre eles, eu vi que Phalanx é totalmente diferente...ele tem uma penca de fotos por aí, e uma mais legal que a outra...sem dúvida ele é o mais fotogênico...e entre elas, também seria muito difícil de escolher uma, já que todas são AWESOMEEEE...então eu decidi fazer um post inteiro pra falar de todas as fotos que eu achei dele, sem fazer rankings nem escolher a melhor...

Primeiramente, vamos ao hall "Phalanx não liga pra gente..."



Olha só, eu nem imaginava que ele ia tão longe...e mesmo longe ele continua IMENSO!!!!



Nessa o cara persegue o grandalhão, mas o que eu acho legal é o jeito que Phalanx está voando, digo, mesmo sendo um bicho IMENSO com toneladas e mais toneladas, ele voa como se fosse leve pra caramba...e isso é AWESOMEEEE!!!




Aí mais duas com Wander perseguindo Phalanx, e como eu já disse aqui outras vezes, é legal o fato de Phalanx não ligar pra nossa presença e seguir seu rumo numa boa, até outro dia eu tava num site sobre SotC e cada colosso era descrito com uma "personalidade", e Phalanx era o apático...XD...é engraçado mas é isso mesmo, ele é simplesmente não faz mal pra ninguém...agora vamos ao hall "Ele está aqui, mas tá lá longe também!"



Como o nome já sugere, isso é outra coisa que eu acho bacana em Phalanx...digo, o player tá embaixo do Phalanx, mas mesmo assim, a cara dele tá lá longe, simplesmente porque o bicho é comprido pra caramba...só pra termos uma ideia, vendo aquela imagemdos tamanhos dos colossos, dá pra ver que o comprimento de Phalanx é mais ou menos igual à altura de 3 MALUS!!!!!

Ahammm...continuemos com as imagens...



Aqui é mais ou menos a mesma coisa, só que não dá pra ver a cara dele por causa da nuvem da areia que ele deixou pra trás...mas dá pra imaginar como seria...



Agora, ao invés do player estar seguindo Phalanx, Phalanx é que está atrás e naturalmente, ao invés de sua cara estar pequena, está ENORMEEE e, caraca, como Phalanx é feio...



Nessa nem Wander segue Phalanx, nem Phalanx segue Wander, tá um pra cada lado, sem nenhum motivo aparente...vamos agora ao hall "Olha ele aí!!!"



Outra coisa que eu acho legal em Phalanx...além de voar ele entra na areia, é praticamente uma mistura de Dirge e Avion, mas diferente de Dirge, ele fica mais tempo enterrado, o que deixa a gente esperando e pensando..."cadê ele?Cadê ele...ele vai aparecer, cadê, cadê, IH, OLHA ELE ÁI!!!"



HA!Essa é ainda mais legal!Sei lá, o efeito da areia voando com a saída de Phalanx é sensacional, muito da hora...



Bom, essa é clássica, mas não deixa de ser legal, afinal é a primeira vez que vemos ele e só queremos saber quando é que o bicho acaba...AWESOMEEEE!!!Sigamos agora para o hall "Bem vindo à bordo"
^^Caraca, eu tô ficando sem ideia pro nome dos halls...



UAU!Que AWESOME!!!!!Digo, é legal ver o quanto Wander é insignificante perto do Phalanx...digo, um movimento em falso, e MORRA WANDER!!!!
E sei lá, mas nessa imagem eu não consigo deixar de ver que o negócio em volta do olho dele parece um capacete espartano...é só comigo?



HA, essa é legal...ela até poderia entrar no hall do tá aqui e lá longe também, porque...nem dá pra ver o fim do bicho...digo, tem uma hora que não dá mais pra ver, mas não é o fim do Phalanx, ele simplesmente não consegue aparecer inteiro na foto...ele parece uma ponte ENORME que voa...mas olhando essa imagem eu me pergunto...será que algum fã sem-noção já tentou pular dele nas pedronas da arena?Porque ele passa bem em cima dela...



E como eu disse no artigo da semana passada, Phalanx(e Avion também) tem esses efeitos que passam uma sensação de velocidade pra gente, e isso é muito legal, afinal, pegar uma carona num bichano que nem eles não poderia passar outra sensação, e esses efeitos riscadinhos fazem seu trabalho muito bem, sem dúvida nenhuma...




Aqui também tem algo que eu acho legal no Phalanx e no modo como desenvolveram ele, é como ele usa essas "asas", sei lá, é algo simples, mas que fizeram com muita competência, e como mostra a imagem, elas não se mexem todas juntas, mas se mexem conforme a necessidade dele de dar um rasante, decolar, etc...além, claro, de se apoiar nelas enquanto não consegue voar...





^^muito legais também, mas não tenho o que falar delas...hehe...

Bom, acabaram as imagens, e consequentemente, o post de hoje, que acabou sendo muito mais pra falar coisas legais do Phalanx do que sobre imagens legais sobre Phalanx...e sinceramente, eu agora acho Phalanx mais legal do que antes de fazer esse post...não que eu não gostasse dele, mas sei lá, depois de ter que falar de cada imagem eu passei a achar ele mais AWESOMEEEEEEEEEE!!!!!!

Até semana que vem, quando provavelmente falarei do filme que está vindo!!!!!

Links para os outros Imagens Legais:
Imagens Legais do Valus
Imagens Legais do Quadratus
Imagens Legais do Gaius
Imagens Legais do Avion
Imagens Legais do Barba
Imagens Legais do Hydrus
Imagens Legais do Kuromori
Imagens Legais do Basaran
Imagens Legais do Dirge
Imagens Legais do Celosia
Imagens Legais do Pelagia
Imagens Legais do Cenobia
Imagens Legais do Argus
Imagens Legais do Malus

quinta-feira, 4 de março de 2010

Evolução de Shadow of the Colossus!!!!

Olá, leitores!!

Bom, por sugestão, hoje eu venho trazendo o post sobre o que SotC passou desde sua fase de desnvolvimento até a versão final do game...

Por isso o artigo de hoje será na maior parte de imagens, e algumas informações da EVOLUÇÃO DE SHADOW OF THE COLOSSUS!!!

OK, Shadow of the Colossus começou a ser desenvolvido em 2002, mas apareceu pela primeira vez em 2003, ainda como NICO, e como eu já falei desse trailer aqui em outro momento, vamos prosseguir!!!

O negócio é que, embora fosse mais fácil usar os designs do pessoal de ICO, Fumito não queria uma continuação explícita de ICO, então acabaram mudando algumas coisas até que não fosse mais ICO 2...e Fumito também decidiu descartar os inimigos menores, pois queria criar os colossos com a máxima qualidade possível...



Mas ainda não era o nosso conhecido SotC...como podemos ver na imagem acima, Wander era bem diferente, e se na versão final dizem que o Wander parece uma garota, se continuasse como estava nesse tempo, nem Ueda poderia defendê-lo...e o cenário também tava diferente, tava no mesmo estilo, mas ainda diferente, e provavelmente essa pedra da imagem e muitas outras partes do cenário acabaram nas profundezas do game onde só Pikol poderia vê-las...

Os colossos também eram outros, mas eu também já falei disso em outra ocasião, então vamos pulá-los...tá aí mais algumas imagens:





Muito bem, apenas mais algumas partes do cenário e o personagem no colosso...e sinceramente, os gráficos ainda não estavam da hora...digo, olha só como o personagem era todo quadradão e como o pêlo do colosso tava estranho...



Sem dúvida o atual é BEM mais legal!!!!O pêlo, o Wander, tá muito mais legal que nesse tempo, e sem falar na sensação de velocidade que esses efeitos passam...

Depois disso, eu não sei direito, pois não achei informações, mas creio que virou o game que conhecemos, então vamos à algumas imagens da modelagem do game:





Bom, é a construção de Valus e de Quadratus, e é muito legal ver como eram os grandalhões quando estavam sendo feitos e como ficaram e dá pra ver que foi um trabalho muito bem feito...



Aqui o gráfico antes e depois dos efeitos de blur...



Eu não entendo muito de modelagem de games, mas esse é um modelo de colisão do Quadratus,e eu não sei exatamente o que é isso, mas que seja...



Aqui o gráfico de longe e o de perto e depois o junção dos dois...me desculpem pela imagem pequena, é que o site que eu achei era em PDF e era muiiiiiiito lerdo aqui em casa...



O modelo do Wander...



O modelo de Valus...



Sim, essa é uma das que apareceram ali emcima, mas aqui tá maior, e dá pra ver que fizeram a "trajetória" da marretada, e sei lá, isso é legal...XD



Wander escalando...(pelo que eu entendi ele tá num dos modelos de colisão...)

Bom, estas foram as imagens que eu achei, se vocês acharam mais algumas, postem o,link nos comentários!

Mas antes de acabar, apenas uma informação que eu achei por aí...pelo que eu vi, Fumito Ueda está querendo fazer um game de FPS!!Bom, a notícia é meio velha, mas eu não sabia, então só passando...ele disse que o título que o motiva é Half-Life 2, principalmente por sua variação de cenários e narrativa...
Bom, embora seja diferente do que ele costuma fazer, acho que daria um ótimo trabalho...o jeito é esperar...

E sendo assim, eu termino o post de hoje, até semana que vem, quando provavelmente falarei um pouco sobre Phalanx!!