segunda-feira, 16 de outubro de 2017

O Castelo vs O Ninho


ICO e The Last Guardian possuem diversas semelhanças, sendo uma delas o próprio objetivo principal: escapar desse lugar doido no qual você foi parar.

Assim somos apresentados ao Ninho e ao Castelo. Inicialmente lugares que não fazemos ideia do que são, mas que logo vamos descobrindo seus caminhos, perigos e etc. Eles praticamente se tornam personagens da história, pois através das suas formas de manter nosso personagem preso é que toda a história do jogo caminha.

Mas qual deles é o mais legal? Sem dúvida é difícil decidir, então no post de hoje faremos as devidas comparações para descobrir qual é o melhor cenário inescapável!

E não, eu não inventei essa palavra!

Sigam-me os bons!



A localização


Os dois são construídos em locais remotos, cercados por algo que dificulta e muito a fuga: o mar no caso do Castelo e a montanha no caso do Ninho.

Mas é evidente que a formação montanhosa do Ninho é algo extremamente mais raro que os rochedos do Castelo. É até um fator importante na origem misteriosa do Ninho, pois é difícil acreditar que uma coisa daquelas surgiu naturalmente.

Existe até uma teoria de que a Sentinel Tower é uma nave alienígena que caiu ali e formou essa cratera!

Mas seja lá como for, a cratera do Ninho sem dúvida é mais legal que os rochedos do Castelo, então ele ganha esse round!

A arquitetura


Tanto o Ninho quanto o Castelo possuem construções muito bonitas, mas ao comparar, um fator me faz pender para um lado: se fosse pra colocar um Tomb Raider ou um Uncharted nesses cenários, qual parece mais atrativo?

E a resposta para isso sem dúvida é o Ninho! De fato ele é mais legal que qualquer cidade perdida de Uncharted (e provavelmente Tomb Raider também, mas eu não joguei todos, então não posso ter certeza lol).

O Ninho sem dúvida é muito mais complexo que o Castelo, afinal ele é uma cidade inteira, era a base de uma civilização. E se os dois fossem reais, essa complexidade e a proporção descomunal desses "arranha-céus" sem dúvida chamariam muito mais atenção do que o Castelo.

Além disso, considerando a vertente de plataforma dos dois jogos, o cenário de TLG é o mais apropriado. Escalar as paredes, pular de coluna em coluna, andar em passagens estreitas, é tudo mais natural quando o cenário é uma metrópole antiga e o seu objetivo é alcançar o seu topo. Sendo assim, o Ninho também ganha essa rodada!

O dono


Resumindo, eu acho a Queen a vilã mais legal dos jogos da Team Ico. Ela é cruel, imponente, surge e some do nada em buracos portáteis, ameaça uma vez só e na segunda vez já sai petrificando todo mundo e etc.

Ela ainda é sádica a ponto de deixar o portão aberto quando Ico e Yorda chegam no pátio, para então fechá-lo na cara deles. Dar uma falsa esperança dessa é uma mancada bem cruel!

E talvez seja sacanagem atribuir a presença física dela como um ponto favorável, já que Dormin está aprisionado e o Master of the Valley está limitado a uma bolinha brilhante, mas de qualquer forma acho que isso também a favorece, o design do personagem dela é muito bom, passa a maldade mas também passa a nobreza de uma rainha. Enfim, ela é bem legal por diversos motivos.

Enquanto isso, o Master of the Valley é legal quando você entende o contexto da presença dele, mas na prática ele não chega nem perto da Queen. Então não há o que dizer, a Queen vence este round!

Os moradores


Como tiranos respeitáveis, o Master of the Valley e a Queen possuem seus exércitos de capangas, as armaduras e as Shadow Creatures. Eles têm uma natureza aparentemente similar, mas as armaduras são basicamente um upgrade das Shadow Creatures.

Fisicamente, as armaduras oferecem muitas vantagens. Dá para imaginar que um pedaço de madeira não seria capaz de destruir nenhuma dessas armaduras, até mesmo Trico tem que dar mais de um golpe às vezes.

Além disso, as armaduras possuem poderes mágicos e são muito mais organizadas. De um ponto de vista estratégico, o ataque delas na frente da Sentinel Tower foi muito bem planejado e deveria dar a vitória para o Master of the Valley. Em Ico não há nenhum momento no qual as Shadow Creatures mostraram tanta eficiência.

Então sem mais perguntas, as armaduras vencem nesse round!

A estratégia de ataque


Os dois tiranos também têm necessidades semelhantes: humanos que possibilitam suas vidas eternas. Mas eles possuem formas bem diferentes de realizar isso.

A Queen é bem diplomática, ela aproveita que os chifres não são uma característica muito agradável e oferece ao povo uma forma de se livrar dos garotos chifrudos. Assim os garotos são trazidos sem nenhum esforço dela e é praticamente como se ela estivesse fazendo um favor ao resto da população.

Já o Master of the Valley faz isso na força, enviando os melhores capangas que ele tem ao resto do mundo para capturar os escolhidos. Não é uma coisa boa para a sua reputação, mas diabos, dá conta do serviço sem dúvida nenhuma.

A forma da Queen é mais inteligente - poupa esforços e evita ataques da população -, enquanto o método do Master é mais brutal - não esconde suas intenções, mas dificilmente alguém pode representar uma ameaça ao seu poder -, então ambos têm seus méritos. Ainda assim, considero o método do Master mais legal, pois a influência na história é bem maior e os ataques de tricos criam cenas bem empolgantes.

A queda


Quando a Sentinel Tower começa a desmoronar no final de The Last Guardian eu sinceramente concluí que as semelhanças com ICO já estavam indo longe demais. Mas já que fizeram assim, vamos comparar.

Os dois começam a ruir assim que seu dono morre. A diferença é que o Castelo desmorona por inteiro, enquanto o Ninho é afetado apenas na torre principal. E na verdade, quando vemos o Ninho no epílogo, percebemos que nem desmoronou de verdade, apenas "descascou".

Isso já conta certos pontos contra ele, mas não é o mais importante. Na verdade eu sempre considerei o desmoronamento do Castelo algo muito legal porque vemos diversos locais que atravessamos, eles vão se desfazendo enquanto lembramos dos desafios que enfrentamos ali. E essa sensação não acontece com o Ninho, pois só um local específico é mostrado e é o local que acabamos de atravessar. Então o Castelo vence esse round!

Placar final:

Castelo - 2
Ninho - 4

E vocês, também acham que o Ninho é mais legal que o Castelo ou discordam? Deixem um comentário e até a próxima!!

2 comentários:

Ditto

Ninho não tem moinho, flopou

Unknown

eu ainda nao joguei TLG para poder poder dizer se esses locais sao assim fantasticos porem eu tenho a certeza que sao mas...ICO tem cenários incríveis também entao eu considero um empate. ^^