sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Porque eu nunca platinei um jogo da Team ICO


Eu não me considero um caçador de troféus. Tenho lá umas 20 e poucas platinas, mas a maioria de jogos que eu realmente gostei e que não foi um grande sacrifício pegar todos os troféus. Eu jogo normalmente, vejo quão difícil ou quão chata é a platina e, dependendo de como for, então vou realmente atrás dos troféus.

Mas, embora os jogos da Team Ico estejam entre os meus favoritos, não platinei nenhum deles. Existem motivos bem específicos para isso, então sigam-me os bons para ver os troféus mais problemáticos da trilogia!


Shadow of the Colossus

Nem quero saber de 16 colossos por uma namorada, vou é matar 77 lagartos por um troféu
SotC foi o único que eu realmente quis platinar, o motivo que me fez deixar pra lá foi mais um caso isolado, então existe a chance de voltar pra ele e platinar. Faltaram poucos troféus, mas eu empaquei mesmo no "Endangered Lizards", o de matar todos os lagartos de rabo branco do jogo.

Colecionáveis não são troféus muito divertidos, principalmente quando não temos uma real noção de quão perto estamos do número total deles (não tinha motivo para incluir isso, mas não é legal de qualquer forma), mas eu parti para a caça, até que eu encontrei e matei todos eles.

Ou pelo menos era o que eu achava. Eu matei o que eu considerava o último e nada do troféu aparecer. Aí eu percebi que em algum canto do mapa eu havia deixado um dos bichos escapar, e a ideia de ter que descobrir onde diabos ele estaria me deixou com a maior preguiça de voltar a procurar.

Mas como disse, esse foi um caso isolado. Eu ainda posso voltar a tentar, o que eu não diria nem de longe dos outros dois.

ICO

Para de olhar os pássaros e vem logo! E não, não dá tempo de me apresentar pra sua mãe!
Ico é um jogo menor, mais linear, com menos coisas para se atribuir troféus quando o jogo foi remasterizado. Mas quando olho um certo troféu só o que eu posso dizer é "Que diabos eles estavam pensando?", porque vai totalmente contra a ideia do jogo. Esse troféu é o "Castle Guide", de completar o jogo em duas horas.

Diabos, quem pensou que isso era uma boa ideia?

ICO é um jogo calmo, imersivo, no qual você joga devagar, apreciando os cenários, resolvendo os puzzles sem pressa, não o jogo que você passa correndo, evitando tudo que não é totalmente necessário para o progresso da história.

Algumas das dicas para esse troféu são: evitar salvar, já que isso toma um tempo, evitar as lutas com as Shadow Creatures, pois a maioria não é necessária, e pular cutscenes, afinal quem se importa com a história quando está correndo como se não houvesse amanhã para terminar o jogo?

Enfim, parece que quem teve essa ideia queria que odiássemos o jogo do fundo da nossa alma, pois não vejo uma forma de conquistar esse troféu sem fazer isso. Principalmente quando eu lembro que Yorda não é a parceira mais inteligente e ágil da história dos games, portanto toda vez que ela não fizer o que a gente quer rapidamente (e isso sempre acontece), teremos aí mais um motivo para odiar o troféu, a Yorda e o jogo.

Mas aí você pensa "É isso que dá um estúdio diferente decidir os troféus de um jogo, Ueda e sua equipe não fariam uma coisa dessas, não é?"

HA!

The Last Guardian

Vamos lá narrador, estou esperando suas instruções

TLG consegue ser ainda pior que Ico na questão de troféus. No caso de TLG eu considero dois principais troféus problemáticos, o "Lightning Emissary", que é de terminar o jogo em cinco horas, e o "All Talked Out", de ouvir todas as dicas que o jogo dá.

Muito bem, o primeiro segue a mesma ideia do troféu de Ico, embora seja um tempo bem maior. Mas entramos no mesmo problema, TLG também é um jogo que você deve jogar sem pressa, apreciando os cenários, fazendo carinho em Trico, observando-o correr e pular pelas áreas abertas e etc. 

Trico também nem sempre responde da forma e na velocidade que queremos, e, pelo que eu entendi, quanto mais cuidamos dele melhor ele responde aos nossos comandos, ou seja, um gameplay corrido vai causar ainda mais problemas nessa parte.

Mas se isso não fosse o suficiente, temos o outro troféu, de ouvir todas as dicas. Se você já jogou TLG, deve ter presenciado partes onde o narrador dá uma dica do que deve ser feito, que nem Dormin em SotC.

O problema é: nem toda dica vem do mesmo jeito. Talvez você precise esperar alguns minutos, ou ficar voltando o caminho que você já passou, ou sentar e meditar com L3 e R3, ou usar o espelho aleatoriamente, entre outros.

Existem 95 dicas no jogo. Então dá pra imaginar que descobrir como ativar cada uma vai demorar um bocado. Então vamos ter que ficar com um guia do lado checando como ativar essas dicas durante todo o jogo!

Ou seja, um troféu pede para jogarmos o jogo correndo como se não houvesse amanhã, enquanto o outro pede para termos a jogatina mais longa e entediante de todas.

Claro, eu disse que é legal jogar TLG sem pressa, mas não desse jeito. Jogar sem preocupações apreciando o jogo é uma coisa, ter um objetivo que leva horas para fazer é outra. Por isso não deu para considerar platinar.



E assim os 3 jogos passaram por mim sem que eu platinasse nenhum deles. Eu pretendo jogar o SotC original esse mês enquanto não temos o remake, então ainda posso conseguir. Mas os outros dois estão sem dúvida fora de questão. Caso você tenha platinado um deles comente como foi essa experiência, e se não conseguiu comente qual foi o culpado! XD

Até a próxima!

4 comentários:

Ditto

ah se eu tivesse um ps3 pra jogar sotc :v

Anônimo

Sério cara? Putz... eu platino até os jogos que eu não gosto...

Anônimo

Zerei o uncharted 1 de ps4 em menos de duas horas pra ganhar o troféu que nem faz parte da platina

Darlan

Caramba realmente isso desanima. Eu também só platino se eu der uma olhada e ver que não vou passar raiva com os troféus. Três exemplos disso: Castlevania Lords of Shadow 1 e 2. No 2 só me faltaram os troféus dos desafios do Kleidos, Kaique se você acha ruim troféu de colecionável, você não deve ter lidado com troféus de desafios cara...
Um deles: "Mate todos os inimigos sem perder a concentração por 3 minutos." Isso no normal já seria um pouco trabalhoso, mas coloque isso na dificuldade máxima do jogo, porq vc tem que repetir os desafios duas vezes: na dificuldade normal e na Príncipe das Trevas. Desafios assim eu nem tento. O segundo: pegar todas as músicas de metal gear solid 4. Esse me deixou com mais raiva porq só me restaram 2 troféus contando com esse. Acontece que uma das músicas vc só libera se ganhar o emblema Big Boss, que é obtido por vc zerar o jogo na dificuldade The Boss Extreme (a mais alta), sem alertar ninguém, sem matar ninguém E EM MENOS DE 4 HORAS. Se os jogos da team ico vc demora por ter por obrigação apreciar a beleza do jogo, em Metal Gear vc demora porq um passo em falso significa ter a base inteira atrás de vc. E não é como dishonored q vc tem caminhos alternativos que te ajudam a passar despercebido, metal gear é linear. Tipo em dishonored vc ve 3 caras num canto, escala uma parede e vai andando pelos parapeitos. Em metal gear vc ve os 3 caras, é bom q vc seja um pistoleiro do velho oeste pra tranquilizar todos rapidamente, já q eles só apagam instantaneamente se vc acertar na cabeça.